Equipe


Ricardo Sarmento Costa é consultor e gerente de projetos de inovação e/ou treinamento no campo das modernas tecnologias de gestão de operações em empresas. Sócio fundador da TRILHA DA INOVAÇÃO, atua como coordenador acadêmico e professor de cursos de Gestão Industrial e Engenharia de Produção em todo o Brasil. Como pesquisador do INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA (INT), foi responsável pela concepção, desenvolvimento e disseminação dos SIMULADORES TRILHA, produto selecionado em 2005 como finalista do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica na região sudeste.


Eduardo Galvão Moura Jardim
professor da UFRJ-Escola Politécnica – Dep. Engenharia Industrial trabalhando integrado à equipe da TRILHA no âmbito do acordo firmado entre a TRILHA e a Escola de Engenharia – Projeto COPPETEC POLI 10.443 de 11/01/2008 -    é doutor (PhD) em Engenharia de Produção (The University of Birmingham - UK - 1982). Alem do seu trabalho na UFRJ Eduardo colabora também com diversas universidades do Brasil e do exterior. Tem prestado consultoria e realizado treinamentos para empresas lideres em seus ramos de negócio em áreas como Lean Manufacturing, Teoria das Restrições e Sistemas Avançados de Produção.
Autor de vários artigos publicados no Brasil e no exterior, recebeu em 1996 o Diploma da Ordem do Mérito Científico Nacional / Classe Comendador por Decreto Presidencial.

Também sócios da TRILHA, Sandro Santos, Denis Pinha e Leandro Jardim são os responsáveis pelo trabalho de desenvolvimento tecnológico da TRILHA.

José Roberto Pires Ferreira, Marco Pessoa e Fábio Ribeiro formam hoje a trinca de consultores encarregada de criar a nova geração dos nossos softwares.

Heloísa Varella é a responsável pela gestão dos processos acadêmicos empreendidos, assessorada por Jéssica Ramos.  

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia, Manoel Saísse e Andréa Carvalho assessoram os projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico.

A equipe de gestão é formada pela sócia-fundadora Teresa Guilhon, a coordenadora administrativa Caroline Mota, a gestora de recursos humanos Jacqueline Pires e a responsável pela secretaria Rita Gomes.

Igor Peres, Igor Leão e Leandro Gabriel  reforçam o time que desenvolve simuladores computacionais e também atuam apoiando projetos de consultoria.